10 MAR

10 dicas - Final de Semana

Data: 10/03/2020

Autor: Paulo Degani

Que tal dar uma pausa na correria do dia a dia e passar o final de semana em Florianópolis? A capital do estado de Santa Catarina oferece diversas opções de entretenimento que agradam a todos os gostos.

Gosta de surfar? Praias como a Mole, Joaquina e Campeche te proporcionarão ondas inesquecíveis e um fim de semana radical. Para quem gosta de história, a ilha também tem histórias curiosas sobre os fortes do século XVIII. Quer aproveitar momentos de tranquilidade com a família? A praia da Daniela e a Praia do Forte são ideais para levar as crianças. Se você está em busca de baladas e curtição, não deixe de visitar Jurerê Internacional.

Selecionamos 10 dicas de pontos turísticos para você aproveitar o final de semana em Florianópolis e descobrir por que ela é conhecida como a ilha da magia. Confira!

Praia dos Ingleses
A praia dos Ingleses está situada no norte da ilha. É uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos. Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Campeche
Campeche é uma praia conhecida pelas ondas bravas, e seu destino mais famoso é a Ilha de Campeche. Localizada a 2 km da praia, na ilha paradisíaca é possível fazer passeios de barco e escuna (saindo da Praia da Armação, Campeche e Barra da Lagoa). Lá, você será conquistado pelo sítio arqueológico repleto de trilhas, e locais perfeitos para a prática de snorkeling e mergulho profissional.
Sua avenida principal, a Pequeno Príncipe, foi nomeada em homenagem a um dos seus principais visitantes, o Saint-Exupèry. O famoso autor costumava fazer escalas em um campo de pouso da região.

Jurerê e Jurerê Internacional
O bairro Jurerê é o terceiro mais valorizado do país e está dividido em duas partes, Jurerê Internacional, com imponentes e lindas mansões, e Jurerê Tradicional, com comércio e áreas mais… tradicionais. Sua praia é impecável, com água límpida e de média salinidade, ondas calmas e areia clara. Sua ocupação foi toda planejada — desde os prédios, ruas, resorts, comércio, serviços e até segurança — e é considerada referência nacional em urbanização sustentável.
Durante o dia, passeie e faça compras no Jurerê Open Shopping. Quer badalar? As melhores festas de Floripa estão na localidade! Não deixe de curtir os Beach Clubs. Por ser um local de alto nível, os valores cobrados em restaurantes e baladas são bem mais caros.

Lagoa da Conceição
Situada no centro de Florianópolis, na Lagoa da Conceição você poderá praticar esportes náuticos como o kitesurf, fazer caminhadas, passeios de pedalinho, caiaque e escuna. Muitos visitantes aproveitam para fazer piqueniques em sua orla por conta do visual.

Pântano do Sul
A mais tradicional praia de pesca da ilha e com grandes colônias de pescadores, Pântano do Sul tem um visual natural de tirar o fôlego e pequenas embarcações compondo o cenário. A cultura local e a boa gastronomia atraem cada vez mais turistas. Especialista em frutos do mar, peixes como garoupa, prejereba, lagosta e robalo são os mais pescados na região.
Se for passar o dia no Pântano do Sul, conheça o Bar do Arantes. Destaque pela boa comida e a cachacinha gratuita, ambiente agradável e acolhedor, suas paredes guardam histórias com os mais de 70 mil bilhetes pregados em suas paredes.

Praia da Daniela
A praia da Daniela fica ao norte da ilha, a 26 km do centro, e em frente ao continente. Não é uma praia muito movimentada e o mar calmo é ideal para a criançada. Aproveite a maré baixa para fazer caminhadas em sua orla desfrutando de uma belíssima paisagem.
No mangue localizado na região sul da praia, você poderá observar a movimentação da maré. A pesca de berbigão também é muito praticada — ele é um pequeno marisco que fica enterrado na areia e quando cozido tem um toque picante. A procura por berbigões, além de ser uma ótima maneira de passar o tempo com a família, é bastante recompensadora, uma vez que é uma iguaria saborosa para cozinhar e experimentar.

Praia da Joaquina
Joaca, como é mais conhecida, é considerada uma praia de tombo — por ser aberta para o Oceano Atlântico e por, logo após a zona de varrido, sua profundidade aumentar rapidamente. As ondas da praia oferecem as condições ideais para quem curte surf e é muito visada pelos praticantes do esporte. Muito frequentada por famílias, jovens e esportistas, no verão, as areias da praia da Joaquina se tornam palco de muitos eventos esportivos.
Mas não é só de mar que se vive em Joaquina, as suas dunas também são famosas — por sinal, são as melhores do sul do país. O sandboard, surf na areia, é uma ótima atividade para quem adora uma adrenalina e esportes radicais.

Canasvieiras
É um dos balneários mais movimentados da ilha durante o verão. Brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios enchem a praia para aproveitar suas águas calmas e a boa infraestrutura — a região conta com postos de saúde de qualidade, policiamento, supermercado e o comércio local é bem diversificado. Algumas placas do distrito estão em espanhol e em alguns estabelecimentos o serviço costuma até ser bilíngue.
Os dias de sol são ideais para ir até a praia, praticar esportes e aproveitar o clima. Já à noite, passear no “centrinho” com a família e os amigos pode ser um bom passatempo.



Fortalezas
Ao visitar as construções das Fortalezas, você aprenderá um pouco mais sobre as histórias por trás de seus muros. São relatos lendários e curiosos que instigam a imaginação do visitante. Deixando o passeio ainda mais inesquecível e divertido, para chegar na maioria das estruturas, o acesso somente é possível através de um barco. As fortalezas mais importantes são as de São José de Ponta Grossa (foto), Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, que formam o triângulo defensivo.
É um passeio indispensável para quem busca um pouco de história no fim de semana, já que são monumentos importantes para se entender como funcionava a defesa, realizada pelos portugueses e espanhóis, da vila de Nossa Senhora do Desterro.

Santo Antônio de Lisboa
O bairro possui grande concentração de restaurantes de comida típica (sobretudo frutos do mar), que atraem moradores de outros bairros de Florianópolis para almoços em família nos fins-de-semana. Turistas são atraídos ao bairro pela preservação da arquitetura típica açoriana, notória na igreja local e em casas tombadas pelo patrimônio público.